Os desafios da
Educação inclusiva: foco nas redes de apoio.
Para fazer a
inclusão de verdade e garantir a aprendizagem de todos os alunos na escola
regular é preciso fortalecer a formação dos professores e criar uma boa rede de
apoio entre alunos, docentes, gestores escolares, famílias e profissionais de
saúde que atendem as crianças com Necessidades Educacionais Especiais
Inclusão no Brasil e Educação
especial na escola regular
Daniela Alonso, especialista em Educação Inclusiva e selecionadora do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10
O esforço pela inclusão social e escolar de pessoas
com necessidades especiais no Brasil é a resposta para uma situação que
perpetuava a segregação dessas pessoas e cerceava o seu pleno desenvolvimento.
Até o início do século 21, o sistema educacional brasileiro abrigava dois tipos
de serviços: a escola regular e a escola especial - ou o aluno frequentava uma, ou a
outra. Na última década, nosso sistema escolar modificou-se com a proposta
inclusiva e um único tipo de escola foi adotado: a regular, que acolhe todos os
alunos, apresenta meios e recursos adequados e oferece apoio àqueles que
encontram barreiras para a aprendizagem.
A Educação inclusiva compreende a
Educação especial dentro da escola regular e transforma a escola em um espaço
para todos. Ela favorece a diversidade na medida em que considera que todos os
alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar.
Há, entretanto, necessidades que interferem de
maneira significativa no processo de aprendizagem e que exigem uma atitude
educativa específica da escola como, por exemplo, a utilização de recursos e
apoio especializados para garantir a aprendizagem de todos os alunos.
A Educação é um direito de todos e deve ser
orientada no sentido do pleno desenvolvimento e do fortalecimento da
personalidade. O respeito aos direitos e liberdades humanas, primeiro passo
para a construção da cidadania, deve ser incentivado.
Educação inclusiva, portanto, significa educar
todas as crianças em um mesmo contexto escolar. A opção por este tipo de
Educação não significa negar as dificuldades dos estudantes. Pelo contrário.
Com a inclusão, as diferenças não são vistas como problemas, mas como diversidade. É essa variedade, a partir da realidade social, que pode ampliar a
visão de mundo e desenvolver oportunidades de convivência a todas as crianças.
Preservar a diversidade apresentada na escola,
encontrada na realidade social, representa oportunidade para o atendimento das
necessidades educacionais com ênfase nas competências, capacidades e potencialidades
do educando.
Ao refletir sobre a
abrangência do sentido e do significado do processo de Educação inclusiva,
estamos considerando a diversidade de aprendizes e seu direito à equidade.
Trata-se de equiparar oportunidades, garantindo-se a todos - inclusive às
pessoas em situação de deficiência e aos de altas habilidades/superdotados, o
direito de aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a
conviver. (CARVALHO, 2005).
referência
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/palavra-especialista-desafios-educacao-inclusiva-foco-redes-apoio-734436.shtml

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